A Câmara Municipal de Coimbra tomou conhecimento, na reunião do Executivo de dia 22 de setembro, do relatório anual da iniciativa “Pedalar Sem Idade”, relativa ao primeiro ano de funcionamento do capítulo de Coimbra (julho de 2024 a julho de 2025). Este projeto, integrado no movimento internacional Cycling Without Age, visa combater o isolamento social de pessoas idosas e com mobilidade reduzida, através de passeios gratuitos em triciclos adaptados, acompanhados por voluntários. No total, a ação envolveu 128 beneficiários.
Em Coimbra, a iniciativa resultou de uma parceria entre o Município e a associação Pedalar Sem Idade Portugal, com uma comparticipação de 15 mil euros dividido por dois anos, tendo contado também com o apoio financeiro do Prémio Fidelidade Comunidade de 78.100 euros.
Durante o primeiro ano de operação foram realizados 157 passeios com instituições sociais parceiras, abrangendo 123 passageiros, e mais 5 passeios com beneficiários particulares, pessoas idosas que vivem em casa, fora de contextos institucionais. No total, a ação envolveu 128 beneficiários, com destaque para instituições como a Casa dos Pobres de Coimbra, a Associação de São Paulo de Frades e o Centro Social São José. A estes números acrescem ainda centenas de pessoas que participaram em eventos pontuais ao longo do ano.
A captação de beneficiários particulares revelou-se um dos principais desafios identificados no relatório, devido a obstáculos como o medo, a vergonha, dificuldades de mobilidade ou desconhecimento da iniciativa. Em resposta, estão previstas novas ações de divulgação comunitária, com apoio das juntas de freguesia, farmácias, centros de convívio e profissionais de saúde, com vista ao alargamento da base de utilizadores.
A rede de voluntários, elemento central da iniciativa, registou 113 inscrições ao longo do ano. Destes, 41 receberam formação específica e 17 mantiveram-se ativos na realização dos passeios. A falta de disponibilidade em horário laboral tem sido uma limitação, sendo uma das estratégias propostas o reforço do voluntariado corporativo, com parcerias como a estabelecida com a empresa TUU, que disponibiliza horas de trabalho dos seus colaboradores para ações de voluntariado.
O capítulo de “Coimbra a Pedalar Sem Idade” realizou passeios em percursos acessíveis e seguros, como o Parque Verde, Baixa e Quinta das Lágrimas e entre pontes. As atividades foram amplamente divulgadas e integradas em iniciativas municipais, como o “Coimbra a Brincar” e o programa “Coimbra Unida pelo Coração”.