DEVOLVEMOS O DIREITO AO VENTO DOS CABELOS

A PEDALAR SEM IDADE

O movimento Cycling Without Age não é sobre bicicletas, nem sobre mobilidade ou sustentabilidade. Pedalar Sem Idade é  uma atitude, uma forma de estar na vida, é sobre relações  humanas, generosidade para com quem não tem acesso aos pequenos prazeres da vida, sobre fazer as coisas devagar e com propósito e sobre as histórias que nos inspiram.

Acreditamos na estimulação cognitiva dos nossos idosos através  de experiências, levando-os a fazerem coisas que todos lhes  dizem já não seremm possíveis e a lugares onde eles pensaram  nunca mais poderem ir.

O FUNDADOR

Depois de ouvir várias histórias sobre a falta de liberdade, alegria e mobilidade das geração com a faixa etária mais avançada, Ole refletiu e perguntou a si mesmo: “Como  podemos fazer com que estas pessoas voltem a andar de bicicleta?” Algum tempo depois, Ole aparece num lar de idosos, perto de sua casa, com um trishaw alugado.  Isto mudou a sua própria vida – e, principalmente, a vida dos passageiros e voluntários que se depararam e juntaram  a Ole e à sua iniciativa – “Cycling Without Age”.

PEDALAR EM PORTUGAL

A equipa Pedalar Sem Idade Portugal é improvável, mas incrível. Comecemos pela nossa Diretora Executiva, a Margarida, que durante 19 anos foi educadora de infância, mas em 2020 assumiu, corajosamente, o volante da equipa de gestão da Pedalar, passando a orientar o seu tempo para seniores, em vez de crianças.

Já o Amos, o nosso Coordenador de Voluntários, foi marinheiro na Indonésia e mudou radicalmente de vida quando, em 2021, decidiu trocar os barcos por trishaws, e os encheu de alegria e voluntários brilhantes. A nossa Leonor, Coordenadora de Operações da Pedalar, é farmacêutica “não praticante” e durante a procura de um trabalho com um sentido especial acabou por dar de caras com esta Associação, até hoje foi uma ida sem volta.

E por fim, mas não menos importante, o Rui, o nosso Presidente, que mesmo com os seus 1345457 projetos, implementou a Pedalar Sem Idade em Portugal, logo a partir do momento em que se deparou casualmente com o projeto. A Pedalar não muda apenas as vidas dos seus voluntários e seniores, mudou também a vida de toda a nossa equipa e sempre para melhor.

NO NOSSO TRISHAW
CABE QUALQUER AVÓ

Tem três rodas e um sofá confortável que leva até duas pessoas  por caminhos nunca antes pedalados! Basta um voluntário para o guiar e dois seniores para passear! A sua função é devolver o  direito ao vento nos cabelos a todos os seniores e pessoas com mobilidade reduzida, por Portugal fora. A nossa família já conta com um agregado de 10 Trishaws e será que mais estão a chegar? Com capota e manta polar, resistente a temperaturas até -25 graus, estamos preparados o Inverno, pois ninguém ficará sem passear! E que tal, quer vir experimentar?

AS NOSSAS MAIORES INSPIRAÇÕES

“Como podemos voltar a colocar os idosos de volta em
cima das bicicletas?”, uma TEDxCopenhagen por Ole Kassow
fundador do movimento mundial Pedalar Sem Idade

“O que liga o passado ao presente? Um passeio de trishaw” por Sihan voluntário da Pedalar Sem Idade em Singapura, Malásia

Documentário sobre um grupo de idosos, com 80 e 90 anos,
que resolveram libertar-se do isolamento do lar e percorreram 400km
num trishaw desde a Dinamarca à Noruega

Fraser com 20 anos, estudante de medicina e residente na Escócia, passeia vários idosos durante a semana retirando-os dos lares e oferecendo-lhes o direito ao vento nos cabelos

“AVÓ ESTAMOS NA TELEVISÃO”

RTP

TVI – VOCÊ NA TV

SPOT RTP 1

SPOT RTP 1

SPOT RTP 1

... E NOS JORNAIS!

NOVIDADES DA PEDALAR!

PRÉMIOS E CERTIFICAÇÕES

ASSOCIAÇÃO

A Pedalar Sem Idade é associação de apoio à 3ª idade sem fins lucrativos que implementa os princípios orientadores, as metodologias e os modelos de ação do movimento internacional Cycling Without Age.

MISSÃO

A missão da Pedalar Sem Idade é retirar os idosos e pessoas com mobilidade reduzida da solidão das suas casas ou da rotina diária dos lares e levá-los a passear durante 30 ou 60 minutos com pilotos voluntários treinados, em veículos adaptados para o efeito, melhorando assim o seu bem-estar, auto-estima e auto-confiança.

VISÃO

Sonhamos em criar um mundo real onde o acesso à cidadania ativa cria felicidade entre os nossos cidadãos seniores e de mobilizade reduzida, oferecendo-lhes a oportunidade de permanecerem na parte ativa da sociedade e da sua comunidade local. Desta forma, construímos pontes entre gerações e reforçamos a confiança, o respeito e aproximamos gerações na nossa sociedade.

VALORES

GENEROSIDADE: começa com o ato generoso de levar uma ou duas pessoas seniores ou com mobilidade reduzida a passearem de trishaw.

DEVAGAR: fazer as coisas com calma permite que sinta o ambiente e esteja disponível para o momentos com os beneficiários ao longo do passeio.

HISTÓRIAS: os idosos têm tantas histórias para contar que serão esquecidas, se não as ouvirmos. Contamos histórias, ouvimo-las e partilhamo-las boca-a-boca ou nas redes sociais.

RELAÇÕES: Pedalar Sem Idade é sobre a criação de uma infinidade de novos relacionamentos: entre gerações, entre idosos, entre pilotos, entre passageiros e membros da Família. Relacionamentos que constroem confiança, felicidade e proporcionam uma maior qualidade de vida.