EnvelheSER - O que pode significar

11 de Janeiro

A partir das 9H30

Cinema São Jorge - Lisboa

ESTREIA
NACIONAL

Estreia da Curta-Metragem premiada Cycling Without Age seguida de uma conversa com oradores convidados sobre os desafios do envelhecimento.

NÃO PERCA!

EVENTO GRATUITO
ABERTO AO PÚBLICO!

Quase 130 pessoas a Pedalar Sem Idade num ano de projeto em Coimbra

Projeto já proporcionou 157 passeios devolvendo a seniores e pessoas com mobilidade reduzida da região o “direito ao vento nos cabelos”

Dar a todos “o direito ao vento nos cabelos”. Pode dizer-se que é este o objetivo do projeto Pedalar Sem Idade, que chegou a Coimbra há um ano, precisamente para promover passeios ao ar livre para seniores e pessoas com mobilidade reduzida. E, são já muitos a gozar desta liberdade, usufruindo de um projeto que, com a ajuda de voluntários, proporciona passeios de “trishaws”, umas bicicletas muito especiais, em diferentes percursos da cidade, com destaque para o Parque Verde do Mondego.

Se há dúvidas quanto ao sucesso desta iniciativa, promovida pela Pedalar sem Idade Portugal, um movimento sem fins lucrativos que tem já implementado este projeto em várias cidades portuguesas, só em Coimbra, e no espaço de um ano, foram 128 os passageiros destas bicicletas especiais a usufruírem deste direito “ao vento nos cabelos”, proporcionado pelo projeto. Isto significa, de acordo com a direção do movimento, um total de 157 passeios.

Se os números de passeios são animadores, o mesmo acontece com os dos voluntários, confirma o movimento Pedalar Sem Idade Portugal, em comunicado.

«O envolvimento da comunidade tem sido exemplar, com 113 inscrições de voluntários, dos quais 41 receberam formação e 40 estão ativos a acompanhar passageiros pelos caminhos da região», lê-se no documento, adiantando que «a equipa conta, ainda, com quatro voluntários formadores, responsáveis por preparar os novos condutores dos “trishaws”», que são veículos adaptados para garantir a segurança e a qualidade das experiências.

Citada no comunicado, Leonor Carmo Pedro, diretora executiva da Pedalar Sem Idade Portugal, congratula-se por, «durante este primeiro ano de operação em Coimbra» se terem partilhado «histórias, sorrisos e experiências».

«Conseguimos envolver voluntários dedicados e proporcionar a 128 passageiros momentos de alegria, liberdade e proximidade, concretizando o nosso objetivo de combater o isolamento e promover a inclusão», continua.

Além de Coimbra, a Pedalar Sem Idade está já a fazer felizes pessoas em Almada, Cascais, Castelo Branco, Castro Verde, Guimarães, Lisboa, Mafra, Torres Vedras, Vila Franca de Xita e Vila Real de Santo António, com adaptações à realidade de cada local.

Informações sobre o projeto estão disponíveis em www.pedalarsemidadeportugal.pt. |

Pedalar Sem Idade para avós e netos no próximo dia 20

No âmbito da 3ª edição da Semana do Envelhecimento Ativo, Saudável e Participativo, decorre no dia 20 de setembro, das 14h30 às 18h30, no Parque Verde uma edição de Passeios Avós & Netos, iniciativa integrada no projeto “Pedalar Sem Idade Portugal – Capítulo de Coimbra”, que promove o convívio intergeracional através de passeios em bicicletas adaptadas (trishaw), juntando avós, netos e bisnetos. A atividade é gratuita, mas requer inscrição por email ([email protected]) ou do telefone 936 733 797. Os passeios estão disponíveis durante o ano (agendar pelos mesmo contactos)

Partilhe este artigo

Subscreva a nossa newsletter!

Descubra as incríveis histórias que os nossos passageiros têm para lhe contar!